
Foto de Moda e Beleza
Foto de Foz o Canto de Laura por Antônio Castro
O estilista alagoano Antônio Castro, diretor criativo da FOZ, apresentou na tarde dessa quarta-feira (16) a colocação "O Canto
de Laura", inspirado no passado de sua tia-avó Laura, SPFW N58, no Parque Ibirapuera.
Data de postsagem: 17/10/2024 - 12:32
Postado por João Pedro
Antônio resgatou a história de sua família para compor a coleção
que retrata o passado de sua tia-avó Laura, que fugiu com o cangaço na década de 1930 sem deixar rastro. Sua família só teve notícias de seu paradeiro muitos anos depois, quando a viu em uma foto de jornal se entregando à polícia. “É uma “estória” porque não há um compromisso com a verdade ou com os fatos. E também não é só biográfica, mas de todo um povo que foi invisibilizado.”
A coleção Antônio, tem o compromisso de valorizar os trabalhos manuais e nesta coleção não seria diferente, técnicas artesanais como a renda filé, o bordado, o bilro, o redendê, o tricô feito de corda encerada, a cestaria e o fuxico, ele cria vestidos, tops, camisas e calças, tudo bem fresquinho e colorido em tons neutros e terrosos.
Algumas peças, com tingimentos naturais, também um patchwork de musseline de seda e chiffon com antigas moedas de cruzeiro encapsuladas no tecido.
Um dos pontos altos do desfile é o destaque para o vestido com 5300 botões de madrepérolas e o look feito a partir de uma carta que o estilista escreveu como se fosse Laura.
As letra foi transformada em quadradinho de renda filé, criando palavras – essa junção criou o tecido usado em algumas peças. Vale notar também as estampas exclusivas desenvolvidas pela artista Sil da Capela – elas retratam as fachadas das casas de Alagoas na década de 1930 –, os jacquards com partes de fios não tramados formando padronagens e os acessórios barrocos de madeira entalhada e de latão envelhecido.
O cenário ajudava a contar essa história de Antonio: na cama de madeira – a maior já construída na Ilha de Ferro, no meio da passarela, a atriz Nataly Rocha passou o desfile inteiro deitada, após o desfile final ela se levantou, revelando que os lençóis que a cobriam eram, na verdade, um longo branco vestido de cauda. Assim como Laura, ela também acordou.
O desfile da Foz, tem história, licença poesia, uma coleção que na sua essência leva brasilidade e a valorização dos trabalhos manuais.

SPFW homenageia em sua 58° edição a jornalista de moda Regina Guerreiro, e retorna ao Parque Ibirapuera.

Bold Strap o estilista Pedro Andradere visita suas origens na nova coleção, que será apresentada no SPFW N58, hoje no Parque Ibirapueraas.

Brasileiras na Semana de Moda de Paris 2024, confira os looks

São Paulo Fashion Week celebra 30 anos, terá a estreia de Leandro Castro e MNMAL; confira o line-up completo da edição

A inteligência artificial para criar as estampas dessa coleção da marca The Paradise SPFW 2023